Trem atingido aguardando perícia na oficina Lapa da CPTM. Mafersa série 1700 Numeral 1712-1745.
Olá caros leitores,novamente notamos a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) presente em noticiários dos principais meios de comunicação,o motivo que já virou praxe é relacionado a ACIDENTES.
Sair de casa para o trabalho , para a escola,para o laser enfim por inúmeras outras razões virou motivo de incerteza para quem utiliza os trens metropolitanos em São Paulo,a insegurança está tomando conta dos cerca de 2,5 milhões de usuários transportados por dia pela empresa estatal .
Já noticiamos aqui muitos dos acidentes e buscamos explicações em vão, e até mesmo sugerimos medidas para evitar futuras ocorrências como a que houve ontem em Vila Clarice quando uma locomotiva abalroou a cauda de um trem lotado de passageiros no horário de pico,deixando ao menos 3 feridos com gravidade e mais de 50 com ferimentos leves segundo apurou o corpo de Bombeiros. Veja a matéria do Portal "Rede Bom dia" de ontem clicando aqui
Colisões,atropelamentos,descarrilamentos,falhas de energia e sinalização,agrupadas resultam em tudo o que vemos,clara demonstração de falta de competência para coordenar,realizar apurações, e providencias que visam medidas preventivas,além de alto risco com danos físicos e moral aos usuários e colaboradores.
Hoje acompanhando um site vi a entrada do Ministério Público (MP) no caso que solicitou a companhia um histórico com o levantamento e apuração não apenas deste acidente mas de acidentes ocorridos nos últimos 6 meses com vítimas ou não.
Esta medida visa avaliar o que mudou após os acidentes,quais medidas foram tomadas,se existem problemas que coloquem realmente a vida de usuários e funcionários em riscos, por conta das modernizações em andamento é isso que o MP quer apurar.
Veja a matéria clicando aqui.
Considerando que não são casos isolados,mas frequentes,há 2 anos atrás minha querida mãe tinha receios de andar de trem e eu dizia que era bobagem,que o sistema é seguro e que podemos confiar,de 1 ano e meio para cá "mordi a língua" e tive que voltar atrás ontem quando assistíamos ao Jornal Nacional juntos.
É mamãe, trens em São Paulo não são mais seguros,o medo que assola e assustam muitos usuários também passou fazer parte de mim,e mesmo gostando deste meio de transporte que na prática deveria ser tão seguro me faz abrir os olhos e observar com maior clareza o abismo que há entre gostar ou necessitar dele diariamente com os riscos que estão oferecendo.
As constantes ocorrências tem trazido prejuízos em materiais rodantes (trens) irrelevantes se comparados com a integridade física de usuários mas acabam sendo perceptivelmente visíveis e importantes em escala menor.
O prejuízo referido aos trens que são tirados fora de operação e sucateados por colisões mostram o quanto é frágil a estrutura da companhia que não tem autonomia para recoloca-los em operação,visto que são bens conquistados com dinheiro público,dinheiro meu,teu de todos,como as garantias de fabricante ou estão vencidas ou não cobrem danos provocados por falhas de operação e não há seguro contra danos em nenhum dos trens envolvidos ficam jogados em pátios da companhia.
Assim também não há uma assistência digna oferecida aos usuários envolvidos em acidentes e acabam sendo removidos para sistemas públicos como SUS e AMA'S,o que de fato por direito não deveria ser desta forma e sim como em qualquer país desenvolvido,o usuário ferido deveria ser encaminhado a hospitais particulares estando a companhia plenamente responsável pelos custos de recuperação.
Como já adiantei anteriormente outros acidentes estão ainda por vir,com gravidade maior se tudo continuar como está,não desejo isto,mas os riscos são eminentes,uma reforma administrativa e operacional seria o ideal e o foco em imagem não deve ser prioridade, mas sim a segurança operacional,tudo o que gera segurança gera uma boa imagem nesta questão a CPTM está pecando e feio,tanto em operação quando em segurança em plataformas e trens.
Portanto amigos não pensem que existe uma maneira de não correr risco em um trem,ele é presente em qualquer vagão (carro).
Façam cada um sua parte,cobrem por melhores condições afinal o dinheiro que a companhia investe ou que não investe é o seu,fruto do seu trabalho e dos teus impostos devidamente pagos,pagar R$3,00 andar em trens lotados, sofrer com problemas operacionais e ainda torna-se vítima de acidentes não é algo merecido do usuário,A CPTM pretende resolver o problema de superlotação dos trens superlotando hospitais ??? pensem nisso afinal quem o ama espera por você em casa, ou quem você ama está neste exato momento em um trem ou prestes a embarcar em um...
Fontes: Portal Rede Bom dia e Sindipassageiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário