Estudos
preliminares realizados pela Secretaria de Estado dos Transportes
Metropolitanos apontam que a extensão do trem de subúrbio até César de
Souza demandará um investimento de R$ 37,5 milhões.
O
relatório técnico elaborado pela Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos (CPTM), e entregue na última semana ao prefeito Marco
Aurélio Bertaiolli (DEM), indica que a ampliação do transporte
ferroviário em mais cinco quilômetros e o acréscimo de uma nova estação
contribuirá com um aumento de pelo menos 9% na demanda de passageiros na
linha 11 – Coral, que hoje termina na Estação Estudantes.
O
levantamento aponta não só a viabilidade na expansão do trem até César
de Souza, com reflexos positivos para o Distrito e todo o Município
como, pela primeira vez, traz uma estimativa de custo, o que é uma
conquista para a Cidade e para os representantes do movimento Trem até
César Já!, ainda que a CPTM pondere a necessidade prévia de modernização
do sistema em funcionamento, que consiste na reforma das estações já
existentes e em intervenções nas vias aérea e permanente para a
circulação do Expresso Leste em todos os horários.
Tratativas
entre equipes técnicas da Prefeitura e da Secretaria de Estado dos
Transportes Metropolitanos para isso deverão ser realizadas a partir de
maio e graças ao estudo preliminar apresentado já poderão incluir,
também, as discussões sobre o projeto de expansão do modal até o
Distrito mogiano.Dos R$ 37,5 milhões orçados pela CPTM para levar o trem
de passageiros até César de Souza, a maior parte dos recursos está
prevista para a adaptação da via permanente – o que demandará
investimento de R$ 26,9 milhões.
Desse
montante, R$ 13,6 milhões são necessários para implantação da
sinalização. Outros R$ 6,5 milhões para a rede aérea e R$ 5,8 milhões
nos trilhos propriamente ditos. Mais R$ 953,5 mil são exigidos para as
obras de arte, já que o percurso entre as estações Estudantes e César de
Souza conta com duas pontes – uma sobre o Córrego dos Corvos e outra
sobre o Rio Tietê.
De
acordo com o orçamento estimado pela CPTM, R$ 7,3 milhões serão
empregados na estação de César de Souza, já que o prédio inaugurado em
1921 precisará passar por reformas e contar com equipamentos e
funcionários para o seu funcionamento.
Mais
R$ 3,2 milhões são previstos pelo Estado para o projeto executivo e
gerenciamento da extensão do trem até o Distrito (veja quadro com os
números).Ao todo, o orçamento contempla a implantação de quatro
quilômetros de vias duplas, sinalização e eletrificação, vedação da
faixa, obras e arte e uma estação.
O
material rodante – no caso, os trens – está fora das estimativas.Na
análise dos custos, a equipe técnica da CPTM pondera que o orçamento
preliminar leva em consideração a implantação de vias e facilidades para
o completo funcionamento da extensão, assim como para dar amplas
condições de acesso, mobilidade e circulação de pedestres e de veículos,
adequando a estação ao seu entorno.
DetalhamentoPara o estudo solicitado pela Prefeitura, a CPT
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