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Expresso Turístico - Estação Jundiaí |
Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São
Paulo a partir da segunda metade do século XIX estão de volta para
levá-lo a uma viagem inesquecível por meio da história, da cultura, da
arquitetura e do meio ambiente.
O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril
de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e
pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tem como
objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da
malha férrea.
A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de
aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por
uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de
Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados
pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão
informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.
O serviço foi desenvolvido para aqueles que enxergam na ferrovia, muito
mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos,
uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova
opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.
Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos
domingos), Luz-Jundiaí (semanal, aos sábados) ou Luz-Mogi das Cruzes
(quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, da CPTM, um
dos mais importantes marcos arquitetônicos do país e um dos poucos
monumentos da cidade tombados pelos órgãos de preservação do município,
do Estado e da União. No caso do trajeto Luz-Paranapiacaba, o
passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação
Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com
tarifa diferenciada.
Os passageiros têm como opção roteiros turísticos para complementar o
passeio dentro da cidade de destino. Esse serviço não é de
responsabilidade da CPTM e é pago à parte, diretamente às agências de
turismo.
Localizada a 48 Km da capital paulista, Mogi das Cruzes compõe o grupo
de municípios que formam o Alto Tietê, região próxima à nascente do
Rio Tietê. A cidade, com cerca de 370 mil habitantes, é cortada pelas
serras do Mar e do Itapeti.
Roteiros
Luz x Jundiaí
A apenas 60 km da capital paulista, Jundiaí e as cidades vizinhas
reservam uma série de atrações que podem ser feita pelo viajante do
Expresso Turístico. Uma delas é o Museu Ferroviário, da Cia. Paulista
de Estradas de Ferro, que praticamente desenhou o mapa ferroviário do
interior de São Paulo. Há também as belezas naturais da Serra do Japi
com suas trilhas e caminhadas, e o Circuito das Frutas, uma viagem nas
fazendas produtoras de uva, morango, caqui, figo etc no entorno da
cidade. Isso sem falar da bela arquitetura local, parques e feiras de
artesanato.
A viagem
O trajeto é realizado semanalmente aos sábados, com partida às 8h30 na
Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Jundiaí. A viagem é
feita a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50, totalmente
reformada. O trem segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela
antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês. Essa foi
a primeira ferrovia de São Paulo e foi construída para levar,
principalmente, o café produzido na região de Jundiaí até o Porto de
Santos.Atualmente chamada Linha 7-Rubi, ela ainda conta com estações
construídas pela SPR, facilmente identificadas pela arquitetura em
estilo inglês, como Perus, Caieiras e Jaraguá. Durante a viagem, que
dura cerca de 1h30, monitores do Expresso Turístico fornecem
informações históricas sobre a ferrovia.
Luz x Mogi das Cruzes
Integrante do Cinturão Verde de São Paulo, atualmente Mogi é conhecida como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da forte presença japonesa na cidade na primeira metade do século 20. Além do Circuito das Flores, a cidade oferece outras atrações turísticas, como as igrejas da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Trata-se de um importante pólo musical, já que no século 17 a região foi referência na produção de música barroca.
A viagem
O trajeto, que dura cerca de 1h30, é realizado quinzenalmente aos
domingos, com partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na
Estação Mogi das Cruzes.Ao deixar a capital paulista, o Expresso Turístico toma a direção dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ferrovia construída ainda no Império, em 1877, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.
Atualmente esse trecho integra a Linha 12-Safira da CPTM, que conecta o Brás à Estação Calmon Viana. O trecho é conhecido como “variante” à atual Linha 11-Coral/Expresso Leste, que foi aberta ao tráfego em 1934. Nesse caminho restaram duas estações com prédios da década de 1920, Calmon Viana e Aracaré.
Durante o século 20, passaram por essa linha os mais importantes trens de passageiros de longo percurso que o Brasil já viu, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. Entre eles estavam o Cruzeiro do Sul, o Santa Cruz e, mais recentemente, o “Trem de Prata”, que operou até 1998.
Luz x Paranapiacaba
Esse é o mais novo trajeto do Expresso Turístico. Localizada no
município de Santo André (SP), Paranapiacaba é uma charmosa vila de
arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da
Humanidade e foi testemunha de uma importante fase de expansão da
tecnologia ferroviária no Brasil na segunda metade do século XIX. Lá,
os passageiros poderão conhecer diversas atrações culturais e
ecológicas, como o Museu do Castelinho, o Parque Natural Municipal
Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória.
A viagem
O trajeto é realizado quinzenalmente, aos domingos. O passageiro tem a
opção de embarcar às 8h30 na Estação da Luz ou às 9h00 na Estação
Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM). O
retorno ocorre às 16h30 em Paranapiacaba, com parada na Estação
Prefeito Celso Daniel-Santo André. Atenção: No ato da compra do bilhete, o passageiro define em qual das estações prefere realizar o embarque e o desembarque.
A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de
aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por
uma locomotiva da década de 1950, totalmente reformada. O percurso de
48 Km leva 1h30 e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa,
proporcionando ao turista uma viagem no tempo. Entre os destaques estão
as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas
recentemente pelo patrimônio histórico de São Paulo. Elas foram
construídas pela antiga empresa britânica SPR (São Paulo Railway) ―
primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867.
Além disso, é possível encontrar em operação em Paranapiacaba a segunda
locomotiva mais antiga do Brasil, que pertenceu à SPR e hoje integra o
acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Anualmente, no mês de julho, a vila também é palco do tradicional
Festival de Inverno de Paranapiacaba, que reúne estrelas da MPB, rock,
música clássica e atrações internacionais.![]() |
Venha viajar nos trilhos da história de SP conosco! |
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